Buscar
  • deboracastro7

Expositor holográfico interativo para museu

A Holobox desenvolveu, em parceria com a ZW Design, um expositor holográfico interativo, para seção “Nutrição, Movimento e Diversão”, do museu Catavento Cultural (SP).

Este projeto tinha como objetivo criar, em parceria com a Alice Wonders (SP), um expositor holográfico interativo para a seção Nutrição, Movimento e Diversão, em exposição no museu Catavento Cultural (SP)*. O conteúdo em holograma deveria abordar o pilar “porcione para comer melhor” — sendo ele um dos cinco pilares do programa Hábitos da Rotina Saudável da Nestlé por Crianças Mais Saudáveis — ensinando e divertindo o público através de experimentos interativos, abordando temas relacionados a educação alimentar e como esses hábitos influenciam na saúde do corpo humano.




Primeiramente, deveríamos unir o mundo real com o virtual, a fim de produzir um ambiente de realidade mista (MR), provoca sempre grandes desafios. Um deles é a interação de objetos físicos e digitais, em tempo real, como neste projeto. Como resultado, o grande objetivo para uma ótima experiência do público, era fazer com que alimentos virtuais surgissem sobre um prato real. Assim sendo, o mapeamento dos objetos deveria ser perfeito para criar uma cena convincente.


Outra questão importante era que os alimentos deveriam simular quais as refeições eram mais adequadas. Por isso, mesmo se tratando de alimentos virtuais, eles deveriam ser facilmente identificados pelo público.


Desenvolvemos um projetor de hologramas inspirado no modelo Holobox One para gerar as imagens virtuais construídas totalmente em computação gráfica. Sendo assim, o projetor customizado tem três lados e visão de 180º e foi instalado sobre um totem interativo. Dessa forma, os visitantes do museu podem apertar os botões, selecionando, assim, cada uma das refeições virtuais. Como resultado, foi entregue um projeto holográfico que atende pessoas de todas as idades e alturas, proporcionando a experiência à vários públicos.


Expositor holográfico interativo para a seção Nutrição, Movimento e Diversão.

Então, com o briefing das refeições desenvolvido pelo cliente, seguindo os pilares do programa da Nestlé, a ZW Design entrou com o processo de desenvolvimento dos hologramas. Eles precisavam ser, visualmente, bem próximo à realidade. Por outro lado, eles deveriam ter a proporção correta para que sua projeção fosse posicionada no prato real, em posição inclinada, dentro o Holobox.

O uso da holografia em diversos espaços, já é uma realidade. E poder utilizá-la como forma de aprendizagem para situações cotidianas, é incrível!

Todas as refeições foram criadas em 3D, pois, dessa forma, teríamos total controle dos elementos holográficos, pelos três lados de visualização do Holobox. Ao mesmo tempo, utilizamos, também, simulações físicas e de partículas, para acomodar de maneira correta os alimentos no prato. Assim sendo, todos esses recursos visuais atrelados, também, aos efeitos sonoros utilizados, ajudaram a dar mais realismo ao conteúdo e na integração do ambiente digital com o físico.


Em suma, a ideia principal da exposição era mostrar algumas opções — sendo uma boa e ruim — de quatro tipos de refeições diárias. Ao mesmo tempo, precisava ser mostrado o “porcionamento”, ou seja, o tamanho de cada porção para cada refeição do dia. Dessa forma, todos os alimentos descritos no briefing foram recriados em 3D.


CONHEÇA AS REFEIÇÕES


1. Café da manhã:

Holograma “Café da manhã ruim”

Porção boa: um copo de leite, um pão francês com manteiga e uma fruta.


Porção ruim: dois pães com manteiga, suco de laranja adoçado com açúcar.





2. Almoço/Jantar:

Holograma “Almoço/Jantar bom”

Porção boa: quantidade equilibrada de arroz, feijão, um pedaço de carne, salada variada e uma fruta de sobremesa.


Porção ruim: muita quantidade de arroz, feijão, dois pedaços de carne e batata frita




3. Lanche:


Holograma “Lanche bom”

Porção boa: uma fatia de bolo, um copo de leite e uma fruta.


Porção ruim: duas fatias de bolo e um copo de suco adoçado com açúcar.





4. Alimentos de consumo ocasional:


Porção boa: três biscoitos recheados ou 6 quadradinhos de chocolate (1/3 da barra)


Porção ruim: um pacote todo de biscoito (12 unidades) ou uma barra toda de chocolate.



Como resultado, o público poderá aprender um pouco mais, de uma forma completamente disruptiva e inovadora, através de interação com o expositor holográfico, quais são as opções boas e ruins de porções de para as refeições do nosso dia-a-dia: café da manhã, almoço, lanche e jantar.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo